top of page

O pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas. É a principal fonte proteica da abelha, o néctar é a fonte de carboidratos e o pólen é a fonte de proteínas, minerais e lipídeos.

​

​

Benefícios:

O pólen  é o alimento mais completo e valioso da natureza, contém uma grande proporção de proteínas (16 a 40 %) contendo todos os aminoácidos essenciais conhecidos, vitaminas antioxidantes, rico em betacaroteno como a pró-vitamina A, vitamina C e a vitamina E,  também é rico em vitaminas do complexo B, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja.

​

​

Como usar:

A recomendação é ingerir 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa, mas ele não precisa ser puro, poser ser consumido com frutas, vitaminas, iogurtes.

​

​

Cuidados ao consumir:

Pessoas sensíveis ao pólen não devem fazer uso do produto. Em caso de reação alérgica suspender a uso...

​

​

Riscos do consumo em excesso:

Não há relatos concretos, mas deve-se atentar para a ocorrência de reações alérgicas.

​

​

Coleta 

Depois de pousar de flor em flor e retirar o pólen, as abelhas voltam para a colmeia carregadas. Cada bolota, como dizem os especialistas, ou bolinha amarela presa à pata é o mais puro pólen. A cada voo que uma abelha faz, ela volta à colmeia com duas bolotas de pólen. E elas são incansáveis, chegam a fazer 80 voos por dia. Quer dizer que cada abelha produz 160 bolotas de pólen. Para coletar o pólen, os apicultores usam uma espécie de tela na entrada da colmeia. Os furos são tão estreitos que, para passar, as abelhas são obrigadas a derrubar os grãozinhos do lado de fora.

Mas nem todo pólen é coletado. Como a tela também tem furos maiores, dois terços da comida extraída das flores vão para dentro da colméia e se transformam no pão das abelhas.

polen_frasco_100gr_edited_edited.png

polén

bottom of page