Eventos



2ª FENABARU - Festa Nacional do Baru

16 a 19 de agosto de 2018

Arinos/ MG

 

17/08 -  Seminário Mulheres Rurais e Artesãs: Avanços e Oportunidades

Palestrantes: Luciana Vale e Simone de Brito

 

17/08 - Seminário Desafios e Oportunidades para Inclusão de Jovens em Sistemas Agroextrativistas Sustentáveis.

Palestrantes: Luiz Carraza, Jean Marconi e Denise Silva.

 

17/08 Mutirão das fiandeiras. 

Exposição de produtos da agricultura familiar e artesanatos. 

 

Realização Seminários: Cooperativa Copabase e Central Veredas. 

 




O Caminho do Sertão

 

Seguindo pelos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, de pé, por 160 km durante 7 dias. Desde 2014 a Jornada busca anualmente, amantes (do verbo amar), interessados pela dinâmica do cerrado, suas questões socioambientais, aventureiros, e entusiastas da literatura Roseana, prometendo uma experiência única na vida.

Percorrendo parte do caminho realizado por Riobaldo, personagem central do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão. Em cada pouso nas comunidades percorridas, a jornada se entrelaça aos saberes e fazeres do povo geraizeiro.

 

Conheça o caminho em www.caminhodosertao.com.br



SAGARANA - Feito Rosa para o Sertão

 

 De 8 a 11 de outubro de 2015 no distrito de Arinos, no Noroeste de Minas, o Sertão mineiro recebe a sétima edição do Festival Sagarana “Feito Rosa para o sertão”.

Esse ano o festival traz o tema “Cultura e Ruralidades - Terra: identidade, solidariedade e Sustentabilidade", tendo como ponto de valia em sua programação o VII Encontro dos parceiros do Vale do Rio Urucuia.

O Festival Sagarana oferece uma programação intensa que inclui encontros, seminários, oficinas, debates, apresentações culturais e shows. O evento se propõe a discutir as questões referentes à cultura, desenvolvimento e a sustentabilidade das 500 famílias que vivem no distrito de Sagarana e dos milhares de sertanejos que vivem no do Vale do Urucuia.


Alunos BB Educar
Alunos BB Educar

 

Cerimônia de Certificação Projeto de Alfabetização BB Educar

 

Aconteceu nesta ultima quinta feira dia 21/11/2013 a cerimônia de certificação dos educandos do projeto BB Educar do Município de Natalândia em Minas Gerais. Foram 106 alunos certificados após 8 meses de projeto de alfabetização de jovens e adultos. Durante todo o evento se via o orgulho estampado no rosto dos participantes que organizaram todo o espaço, fizeram todo o cerimonial e promoveram lindas homenagens.

Em Natalândia o evento foi realizado pela COPABASE proponente e executora do projeto junto a FBB e contou com a parceria da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação do Município. 


Curso " Beneficiamento Raspa do Buriti "

Natura - ISPN - Coop. Sertão Veredas - Coop. Grande Sertão - Copabase

 

Foi realizado entre os dias 08 e 09 de agosto de 2012 na Copabase a capacitação do beneficiamento da raspa do Buriti e extrativismo sustentável  para os técnicos ADRS e produtores do Vale do Urucuia dando assim inicio a uma importante parceria com a Natura. O óleo retirados destas  raspas serão usados na fabricação de cosméticos.

 Nesta iniciativa estão envolvidos vários parceiros como a Cooperativa Grande Sertão de Montes Claros/MG, Cooperativas Sertão Veredas de Chapada Gaúcha/MG, ISPN- DF e Natura todos com o objetivo final de envolver as famílias para geração de renda e conservação ambiental das veredas.


Curso "Boas Praticas Apícolas"

Arinos - MG

 

No dias 19 e 20 de abril foi realizado pela Copabase e SEBRAE na cidade de Riachinho/MG o curso de  Boas Práticas Apícolas ministrado pela Consultora Iara Maria de Souza Dutra. Diante das exigências do SIF e dos consumidores em geral algumas melhoras são necessárias. Atualmente não basta provar, através de análises em laboratórios, que o produto é de boa qualidade. Temos que comprovar e garantir que nosso produto é seguro e que pode ser consumido sem risco à saúde e é através de uma garantia da produção segura na apicultura que está relacionada os cuidados aplicados em todo o processo produtivo, desde o campo até a extração e envio do mel ao entreposto. 


 IV Fomenta Nacional - SP

 

Copabase participa da IV Fomenta Nacional - 2011 em São Paulo, fruto de uma parceria entre o Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, do Ministério do Planejamento, e o SEBRAE, e tem como objetivo criar condições para ampliar a participação das Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas brasileiras, além de divulgar e esclarecer sobre procedimentos e exigências dos grandes compradores públicos e seus processos de aquisição de bens e serviços.


4º Encontro dos Parceiros do Vale do Urucuia

 

O Encontro dos Parceiros foi um momento de avaliação, planejamento, apresentação, articulação e lançamento de projetos e ações.Ocorreu pela primeira vez  numa Audiência Pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o propósito de debater o desenvolvimento sustentável regional do território do Vale do Rio Urucuia. Na ocasião,tivemos a presença de representantes do governo federal, do governo estadual, das prefeituras e câmaras municipais, bem como de órgãos financiadores, gestores de organizações não-governamentais, pesquisadores e lideranças comunitárias e populares.


"Sagarana: Feito Rosa para o Sertão"

 

O esperado Encontro dos Parceiros pelo Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Urucuia e o festival “Sagarana: feito Rosa para o Sertão - Cultura, Identidade, Sustentabilidade” aconteceu, em sua quarta edição, nos dias 22 a 25/09/2011, em Sagarana, distrito do Município de Arinos, MG. Foi uma iniciativa de celebração da vida pelo pulsar dos saberes e fazeres comunitários articulados, os organizadores vislumbraram a construção de uma proposta coletiva, inclusiva e sustentável, de alcance regional, mas repercussão nacional.O evento teve inúmeras atividades culturais, artísticas, educativas, discussões e exposição de políticas públicas, que reafirmaram o Distrito de Sagarana como referência da cultura sertaneja associada à obra de Guimarães Rosa e à disseminação das tecnologias sociais.


Clique na imagem e va direto para o site da Equipotel.
Clique na imagem e va direto para o site da Equipotel.

Equipotel 2011

12 a 15 de setembro 2011-SP

 

Com 49 anos de experiência, o Grupo Equipotel é o responsável pela realização da Equipotel – a maior e melhor feira de hotelaria e gastronomia da América Latina. Figurando entre as cinco maiores do mundo no setor, é um polo de negócios e relacionamentos fundamental para o sucesso de empresas dos setores de hotelaria, gastronomia, alimentação e turismo. Lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas ao alcance de suas mãos: esta é a Equipotel.


Dia de Cooperar

 

No dia 04 de setembro de 2011 no Salão de Eventos do Abrigo Frei Pio aconteceu o Dia C - Dia de Cooperar, idealizado pelo Sicoob, Sicoob Credparnor, Capul, Copabase e SSVP.

Para comemorar o Dia D as cooperativas se reuniram e promoveram a 1ª Galinhada Beneficente do Abrigo Frei Pio, onde toda a renda das vendas dos ticktes foi revertido para o abrigo. O evento contou com a presença da população Arinense que se divertiu com musica ao vivo, uma ótima galinhada e sucos naturais.

 


VI Festa do Carro de Boi e Moagem 

Bonito - Urucuia/MG

15/16/17 de julho de 2011 

 

A Copabase participou com stand na VI Festa do Carro de Boi e Moagem, na Comunidade Bonito, em Urucuia/MG. O evento, que é realizado desde 2006, tem como objetivo promover a integração da comunidade e divulgar os produtos da região. Durante três dias foram montadas barracas para divulgação e venda dos mais variados produtos – artesanatos de buriti, algodão natural, bordados e comidas típicas. A ação tem investimento social da Fundação BB, que promove iniciativas de desenvolvimento integrado e sustentado na região do Urucuia atuando na articulação das cadeias produtivas da fruticultura, artesanato, mandiocultura e apicultura.

O evento é uma tradição na cultura popular mineira e consiste em feiras e carreatas em carros de boi, que já foram os principais meios de escoamento da produção agrícola do interior do Estado para as cidades. 


Produtos COPABASE
Produtos COPABASE

Encontro dos Povos 

Chapada Gaúcha/MG

 

A COPABASE esteve mais uma vez presente no Encontro dos Povos onde o objetivo geral é consolidar as manifestações culturais das populações tradicionais que habitam o entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas e Associação dos municípios do Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão e Velho Chico, bem como a troca de experiências, o estímulo à comercialização de produtos sustentáveis do cerrado e a discussão sobre políticas públicas que levem a um desenvolvimento sustentável da região usando como ferramenta o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas.

 


 6º Salão do Turismo - São Paulo

 

No mês de  julho, a COPABASE e a Central expuseram seus produtos no 6º Salão do Turismo, em São Paulo, evento promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTE). Os empreendimentos foram convidados devido ao excelente desempenho no Concurso Talentos do Brasil Rural, realizado pelo MDA e MTE, com as 1ª e 2ª colocações, nas categorias “alimento e artesanato” e “decoração da região Centro Oeste”.

 O Concurso tem a missão de unificar e selecionar produtos dos empreendimentos da agricultura familiar para o mercado turístico. Além da Fundação BB, os empreendimentos contam também com a parceria do Sebrae, Emater, Embrapa, Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e das prefeituras municipais de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Pintópolis, Riachinho, Uruana de Minas e Urucuia.


Curso Atendimento ao Cliente -Sebrae/MG

 

Equipe da COPABASE e Central Veredas participaram no dia 07 e 08 de junho de 2011 do Curso Atendimento ao Cliente, parceria com o SEBRAE. O curso foi ministrado por Paulo Henrique , mostrou a importância de um bom atendimento, a credibilidade da empresa, a qualidade dos produtos e principalmente a satisfação do cliente. Todos participantes terminaram o curso satisfeitos e empenhados a fazerem o que  lhes foram passado.


Turma da Copabase e Central Veredas.
Turma da Copabase e Central Veredas.

 Meu 1º Negocio em Unai - MG

  A Copabase participou da Feira de Artesanato no Evento Meu 1º Negocio do SEBRAE e da VII Jornada Científica e Cultural do INESC  na cidade de Unai onde ficou exposto os produtos da cooperativa por 4 dias. Ao todo foram 152 atividades gratuitas oferecidas durante quatro dias.Foram oferecidas consultorias de gestão, marketing, finanças, legislação e recursos humanos, oficinas de artesanato e clínicas tecnológicas. A solenidade de abertura teve a participação de políticos, representantes da sociedade civil, empresários e estudantes de toda a região Noroeste e através de um enredo marcado por motivação, o ex-campeão mundial de natação e comentarista Gustavo Borges apresentou a cerca de 1500 espectadores, sua palestra “Atitude de Campeão”. Trabalho em grupo, transformação de derrota em vitória, competição, concorrência e oportunidades de mercado foram tópicos que o nadador utilizou para exemplificar suas passagens vencedoras e mostrar ao publico os atalhos da vitória na carreira e nos negócios.