ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O QUE É PROGRAMA BB EDUCAR DA FBB?

 

É o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Fundação Banco do Brasil. Consiste na formação por instrutores do Banco do Brasil, de alfabetizadores que assumem o compromisso de construir Núcleos de Alfabetização nas comunidades em que atuam na modalidade de voluntariados.


BB EDUCAR – BURUA - PDTIS URUCUIA GRANDE SERTÃO

1ª Etapa- Em 2009/2010 foi apresentado a primeira proposta à Fundação Banco do Brasil com o objetivo de Contribuir para a redução do analfabetismo no Vale do Urucuia, por meio de atividades educacionais voltadas para a alfabetização e a promoção da cidadania cooperativista entre jovens e adultos, dentro da metodologia utilizada no Programa BB Educar da Fundação Banco do Brasil e contribuir na identificação e redução de problemas oftalmológicos nos jovens e adultos das comunidades atendidas pelo projeto. Foram alfabetizados cerca de 352 pessoas em 25 núcleos. Este projeto foi concluído com êxito e muita satisfação dos envolvidos.

RESULTADOS ALCANÇADOS:

Alfabetização satisfatória de 83% dos matriculados;

Mínimo de evasão;

Freqüência nas aulas  de 93,85%;

Ausência justificada 6.15%;

Atendimento a saúde ocular 324;

Óculos entregues à 304 pessoas;

Maior envolvimento das famílias com a entidade parceira, colaborando sempre com todas as atividades do BBEducar BURUA;

Apoio e ajuda mútua aos familiares em situações de risco como violência doméstica;

Apoio aos grupos de adolescentes com palestra nas escolas e nos núcleos de alfabetização sobre a importância e valorização do homem no campo;

Colaboração nos eventos da COPABASE e do artesanato divulgação dos produtos;

Visitas domiciliares, estudo, diagnóstico e avaliação dos meios sócio-econômicos e culturais para fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar;

Desenvolvimento das habilidades cognitivas através de diversas atividades motoras e de percepção;

Desenvolvimento de habilidades sociais, tais como empatia, assertividade e expressão de sentimentos, sempre partindo da vivencia do circulo de cultura.       

 

2ª Etapa - Em 2010/2011 2ª Etapa - Teve por objetivo o mesmo da primeira etapa, no entanto todas as metas foram superiores e os desafios superados gradativamente por todos. Assim foram formados 42 núcleo sendo 78% na zona rural com 546 alunos cadastrados.

 RESULTADOS ALCANÇADOS:

Atendimento a saúde ocular 428 educandos;

Óculos entregues à 419 educandos;

Mínimo de evasão;

Alfabetização satisfatória;

Maior envolvimento das famílias com a entidade parceira, colaborando sempre com todas as atividades do BBEducar.

Colaboração nos eventos da COPABASE e do artesanato divulgação dos produtos;

Visitas domiciliares, estudo, diagnóstico e avaliação dos meios sócio-econômicos e culturais para fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar.

 

3ª Etapa -  2012/2013 - 3ª etapa do - Os municípios beneficiados pelo projeto foram Uruana de Minas, Urucuia, Riachinho, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha e Arinos.

40 turmas formadas.

RESULTADOS ALCANÇADOS:

Atendimento a saúde ocular 320 educandos;

Óculos entregues à 315 educandos;

Alfabetização satisfatória e minimo de evasão.

Visitas domiciliares, estudo, diagnóstico e avaliação dos meios sócio-econômicos e culturais para fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar.