O que era o PROGRAMA BB EDUCAR da Fundação Banco do Brasil?
É o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Fundação Banco do Brasil. Consiste na formação por instrutores do Banco do Brasil, de alfabetizadores que assumem o compromisso de construir Núcleos de Alfabetização nas comunidades em que atuam na modalidade de voluntariados.
1ª Etapa- Em 2009/2010 foi apresentado a primeira proposta à Fundação Banco do Brasil com o objetivo de Contribuir para a redução do analfabetismo no Vale do Urucuia, por meio de atividades educacionais voltadas para a alfabetização e a promoção da cidadania cooperativista entre jovens e adultos, dentro da metodologia utilizada no Programa BB Educar da Fundação Banco do Brasil e contribuir na identificação e redução de problemas oftalmológicos nos jovens e adultos das comunidades atendidas pelo projeto. Foram alfabetizados cerca de 352 pessoas em 25 núcleos.
Este projeto foi concluído com êxito e muita satisfação dos envolvidos.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
Alfabetização satisfatória de 83% dos matriculados;
Mínimo de evasão;
Freqüência nas aulas de 93,85%;
Ausência justificada 6.15%;
Atendimento a saúde ocular 324;
Óculos entregues à 304 pessoas;
Maior envolvimento das famílias com a entidade parceira, colaborando sempre com todas as atividades do BBEducar BURUA;
Apoio e ajuda mútua aos familiares em situações de risco como violência doméstica;
Apoio aos grupos de adolescentes com palestra nas escolas e nos núcleos de alfabetização sobre a importância e valorização do homem no campo;
Colaboração nos eventos da COPABASE e do artesanato divulgação dos produtos;
Visitas domiciliares, estudo, diagnóstico e avaliação dos meios sócio-econômicos e culturais para fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar;
Desenvolvimento das habilidades cognitivas através de diversas atividades motoras e de percepção;
Desenvolvimento de habilidades sociais, tais como empatia, assertividade e expressão de sentimentos, sempre partindo da vivencia do circulo de cultura.
2ª Etapa - Em 2010/2011 - 2ª Etapa
Teve por objetivo o mesmo da primeira etapa, no entanto todas as metas foram superiores e os desafios superados gradativamente por todos. Assim foram formados 42 núcleo sendo 78% na zona rural com 546 alunos cadastrados.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
Atendimento a saúde ocular 428 educandos;
Óculos entregues à 419 educandos;
Mínimo de evasão;
Alfabetização satisfatória;
Maior envolvimento das famílias com a entidade parceira, colaborando sempre com todas as atividades do BBEducar;
Colaboração nos eventos da COPABASE e do artesanato divulgação dos produtos;
Visitas domiciliares, estudo, diagnóstico e avaliação dos meios sócio-econômicos e culturais para fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar.
3ª Etapa - 2012/2013 - 3ª etapa
Os municípios beneficiados pelo projeto foram Uruana de Minas, Urucuia, Riachinho, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha e Arinos.
40 turmas formadas.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
Atendimento a saúde ocular 320 educandos;
Óculos entregues à 315 educandos;
Alfabetização satisfatória e minimo de evasão.
Visitas domiciliares, estudo, diagnóstico e avaliação dos meios sócio-econômicos e culturais para fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar.