top of page

Araticum (Annona crassiflora) é uma planta característica do Cerrado. Ocorre, normalmente, em áreas secas e arenosas. A fruta é coberta por uma casca marrom, bem grossa, e contém inúmeras sementes pretas e lisas presas à polpa. Sua polpa é rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2.

Araticum

O coquinho azedo (Butia capitata) é uma palmeira de tamanho médio que ocorre no Cerrado,  normalmente em vegetações abertas e solos arenosos. Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado. O coquinho azedo é rico em fibras, vitaminas A e C, além de potássio.

coquinho azedo

Cagaita (Eugenia dysenterica) é o fruto da cagaiteira, uma planta característica do Cerrado  com casca grossa e de copa frondosa. O fruto é pequeno,  com casca amarelo esverdeada, polpa suculenta e ácida e apresenta até quatro sementes no seu interior. Rica em minerais, antioxidantes, contém vitaminas A e C, é energética e tem baixo teor calórico.

Cagaita

Umbu ou imbu (Spondias tuberosa) é fruto do umbuzeiro. O fruto é pequeno e arredondado, de casca lisa ou com pequenos pelos, que lhe conferem uma textura levemente aveludada. Com cheiro doce e sabor agradável, levemente azedo, o umbu tem a coloração verde-amarelada. Grande parte da sua composição é aquosa. Rico em tanino, fibras, contém vitaminas B e C, antioxidante além de minerais como ferro e potássio.

Umbu

Mangaba (Hancornia speciosa) é o fruto da mangabeira .É típica do bioma Caatinga, mas também pode ser encontrada em fisionomias do Cerrado. O fruto pequeno tem um formato similar ao da pera, polpa branca, cremosa e suculenta, ligeiramente ácida e leitosa. A mangaba é rica em vitamina A, B e C, mais do que outras frutas mais ácidas. Possui teor de proteína que varia entre 1,3 e 3%, fibra, carboidratos, cálcio, ferro e fósforo.

Mangaba

Goiaba (Psidium Guajava) é o fruto da goiabeira, árvore da espécie da família Myrtaceae. Existem inúmeras variedades, as duas mais comuns são a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido, e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado. A goiaba é rica em vitaminas A, B1, C, fósforo, ferro, cálcio, zinco e fibras.

Goiaba

Manga (Mangifera indica) é o fruto da mangueira. É uma fruta de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende da variedade a cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C.

Manga

Caju (Anacardium occidentale) é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro  quando, na verdade, trata-se de um pseudofruto. O que entendemos popularmente como "caju" se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho. O pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C, ferro e aminoácidos.

Caju

Jabuticaba (Plinia cauliflora) é o fruto da jabuticabeira, uma  árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente. A polpa da jabuticaba é rica em ferro, fósforo, vitamina C, e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B. 

JABUTICABA

Abacaxi (Ananas comosus) é um fruto do abacaxizeiro, símbolo de  regiões tropicais e subtropicais. A parte comestível do abacaxi é a polpa, suculenta, formada pelas paredes das lojas dos frutilhos e pelo tecido parenquimatoso. Sua polpa é rica em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além de apresentar um composto ativo muito importante chamado bromelina.

ABACAXI

Maracujá (Passiflora edulis) é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora. O fruto do maracujazeiro é oval ou esférico, verdes quando novos, tendendo a amarelados ao amadurecerem. Têm casca fina e polpa amarga. O que se consome na verdade é a mucilagem que envolve as numerosas sementes, de sabor doce ou azedo, perfumado e altamente nutritiva. Sua polpa é fonte de vitamina C, também fornece fibra, rico em magnésio, fósforo e  potássio.

MARACUJÁ

Acerola (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada aceroleira. Seu fruto é liso ou dividido em três gomos, na cor vermelha ou laranja quando madura. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da uva. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, (niacina), cálcio,  fósforo, ferro e, principalmente, vitamina que chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.

ACEROLA

bottom of page