Convênios


Projeto: ESTRUTURAÇÃO DA REDE AGROECOLÓGICA PRODUTIVA REDE UAI   Território Urucuia Grande Sertão- MG - Nº 2014/005 - Redes ECOFORTE.

Apoio financeiro: Fundação Banco do Brasil/BNDES

 

Objetivo:

Promover melhorias e adequações ao empreendimento econômico coletivo COPABASE animador da produção de base agroecológica e extrativista da REDE UAI Território Urucuia Grande Sertão.

Objetivos Específicos:

1 - Garantir melhor prática de gestão, agroindustrialização certificação e  comercialização da rede e sua produção de base agroecológica e extrativista.

2 - Realizar melhoria e adequações no empreendimento coletivo agroindustrial da COPABASE garantindo maior eficiência e escala para acesso a novos mercados.

Ano:

Período:

A Rede UAI Urucuia Grande Sertão nesta segunda etapa se forma com 26 empreendimentos a maioria de agricultores familiares, com participação ativa de mulheres, e 1 empreendimento EFAN- Escola Família Agrícola. Todos voltados ao fortalecimento de cadeias produtivas agroecológicas no território. Vale ressaltar a relação com a Central do Cerrado em busca de novos mercados privados que como resultado já executam contrato com Mae terra e Empresa Estados Unidos ambos compradores do Baru, uma das espécies fomentadas na etapa do Ecoforte I.

Metas

  1. Realizar 5 assessoramentos técnicos para fortalecimento da rede e seus empreendimentos produtivos.
  2. Adquirir equipamentos e utensílios que garantam a melhoria física agroindustrial para produção da rede.

Projeto: EXPANSÃO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DAS CADEIAS AGROEXTRATIVISTA DO TERRITÓRIO URUCUIA GRANDE SERTÃO

Apoio financeiro: Fundação Banco do Brasil

Objetivo Geral:

Expandir e aprimorar a estrutura do empreendimento cooperativo com vistas a impulsionar a produção, beneficiamento e comercialização dos produtos agroextrativistas do Território Urucuia Grande Sertão.

Objetivos específicos:

1-    Estruturar o empreendimento visando a segurança e o aumento de capacidade de produção, beneficiamento e de armazenamento dos produtos beneficiados com redução de custos por meio de inovação tecnológica.

2-    Estruturar a capacidade de comercialização dos produtos beneficiados pela cooperativa

3-    Organizar e ampliar a inserção dos produtos agroextrativistas a novos mercados, circuitos de Comércio Justo e Solidário a partir da construção de parcerias estratégicas com Pontos Fixos de Comercialização Solidária, Feiras, Centrais de Comercialização e espaços gastronômicos.

4-    Diagnosticar e qualificar os processos produtivos e os produtos com vistas ao fortalecimento dos agroextrativistas para ampliar a produção.

Ano:

Período:

Metas e ações:

  1. Equipar e instrumentalizar a cooperativa com  equipamentos, e materiais (caixas térmicas,  prateleiras p/ congelar polpas, câmara fria de ultra congelamento, carros p/ detritos,  caixas plásticas, carrinhos plataformas).
  2. Realizar 4 serviços técnicos de apoio agroindustrial para implantação de boas praticas de processamento e qualidade.
  3. Implantar estratégia de promoção e comunicação com foco em mercados com a aquisição de embalagens, conforme quantidades e itens descritos no cronograma físico financeiro.
  4.  Implantar 1 plano de gestão com foco em marketing e mercados diferenciados
  5. Implantar 13 pontos de vendas em redes de supermercados e conveniência para comercialização, e 5 feiras dos produtos da agricultura familiar e agroextrativista.
  6. Disseminar conceitos e práticas por meio de 38 atividades coletivas sendo palestras, oficinas, intercâmbios,   implantação de tecnologias de sistemas produção agroextrativista e da organização socioeconômica envolvendo as famílias.

Projeto: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE PRODUÇÃO COMO PROMOTORAS DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO SERTÃO URUCUIANO

Apoio Financeiro: Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos - CEPF/IEB

Objetivo geral:

Promover à diversificação da produção agroextrativista com manejo sustentável por meio da estruturação coletiva das famílias dentro da Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária – COPABASE abrangendo a região da bacia do Rio Urucuia, um dos principais afluentes do São Francisco.

Objetivos específicos:

Disseminar tecnologias e práticas sustentáveis de produção agroextrativista, segurança alimentar e organização socioeconômica nas regiões dos vales do Urucuia e Grande Sertão.

Desenvolver ações de promoção, preservação e conservação da biodiversidade do cerrado Urucuiano por meio do envolvimento das famílias rurais, ADRS e rede de organizações parceiras. 

Ano: 2018

Período: 24 meses


Projeto:  IMPLANTAÇÃO DE BARRAGINHAS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA AGROECOLOGIA NO TERRITÓRIO VALE DO URUCUIA

Apoio financeiro: Fundação Banco do Brasil 

Objetivo

1 - Assessoria para mobilização de comunidades e agricultores;

2 - Realização de mapeamento das áreas degradadas, identificação de áreas para implantar as barraginhas;

3 - Palestras sobre preservação da água e solo para melhoria da produção agroecológica.

Ano: 2015/2017/2018

Período:


Projeto: JUVENTUDE RURAL

Apoio financeiro:

Objetivo:

Incentivar jovens entre 15 e 26 anos para atuar em atividades que estimulassem a permanência deles no campo, com melhoria da renda por meio da diversificação de empreendimentos econômicos voltados à agricultura familiar e de base agroecológica.

Os participantes filhos de agricultores familiares dos municípios de Arinos, Uruana de Minas e Riachinho, região do Urucuia Grande Sertão, no Noroeste de Minas, e estudantes do Instituto Federal Norte de Minas Campus com vocação para o trabalho rural e com a parceria a do IFNMG Campus Arinos na implantação do projeto e no acompanhamento das atividades produtivas, com auxílio de professores nas atividades de formação, pesquisa e extensão.

Ano: 2016

Período: 12 meses


Projeto: APOIO A REGULARIZAÇÃO AGROINDUSTRIAL PARA ACESSO A MERCADOS.

Apoio financeiro:

Objetivo

Assessorias nas áreas de logística, produção, processamento de alimentos, certificação e auditoria contábil para a Copabase.

Ano: 2015

 Período: 12 meses


Projeto : REDES ECOFORTE Nº 2014/005

REDE UAI VALE DO URUCUIA  -  Rede de Agroecologia Produtiva

Apoio financeiro:

Objetivo:

Inserção de novas práticas de produção de redes com base agroecológica, orgânica e extrativista a partir da implantação de Unidades de Referência Móvel e Fixa, ao lado de 53 famílias em 30 comunidades da rede, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre os temas da agroecologia, áreas de biodiversidade e áreas produtivas e oferta de produtos para o mercado do PNAE na região e fora dela.

Palestras em 21 escolas do território na formação por meio de oficinas para educadores, merendeiras e alunos sobre a alimentação e a alimentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar na vida das famílias da comunidade familiar e da comunidade escolar, considerando uma ação ativa dos membros da rede, e tendo como principal suporte na execução do IFNMG Campus Arinos, que além de disponibilizar professores para capacitações a título de contrapartida, também apoia uma discussão regional da rede. 

Ano : 2014

Período


Projeto: ASSISTÊNCIA TÉCNICA, QUALIFICAÇÃO DA COMERCIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO E DOS AGRICULTORES DO VALE DO URUCUIA.

Apoio financeiro:

Objetivo: 

Assessoria e assistência técnica aos cooperados da Copabase na região do Vale do Rio Urucuia (MG), como forma de dinamizar as cadeias produtivas da apicultura, fruticultura, extrativismo, mandiocultura e bovinocultura de leite na região.

Ano: 2014

Período


Projeto: ESTRUTURAÇÃO COPABASE ETAPA II - ADRS

Objetivo

Assessoria técnica multidisciplinar visando a realização de atividades administrativas, planejamento da produção, planejamento estratégico de empreendimento cooperativo, assessoria financeira, contábil, logística, agroindustrial e assessoria comercial.

Ano: 2012

 

Período: 12 meses

 

Projeto: DESENVOLVIMENTO REGIONAL LOCAL SUSTENTÁVEL DO VALE DO URUCUIA - ADRS

Apoio financeiro:

Objetivo

Assessoria técnica multidisciplinar visando a realização de atividades administrativas, planejamento da produção, planejamento estratégico de empreendimento cooperativo, assessoria financeira, assessoria contábil, assessoria logística,  assessoria agroindustrial e assessoria comercial.

 Ano: 2012

Período: 12 meses

 

 


Projeto: FORTALECIMENTO DA COPABASE E CENTRAL VEREDAS

Apoio financeiro:

Objetivo:

Contrato de serviços de gestão gerencial, financeira, contábil, administrativa e de acessos a mercados dos empreendimentos Central Veredas e Copabase.

Ano: 2011

Período


Projeto: ESTRUTURAÇÃO DO EMPREENDIMENTO DA COPABASE - ADRS

Apoio financeiro: 

Objetivo:

Assessoria técnica multidisciplinar visando a realização de atividades administrativas, planejamento da produção, planejamento estratégico de empreendimento cooperativo, assessoria financeira, contábil, agroindustrial, e assessoria comercial.

 Ano: 2011

Período: 15 meses


Projeto:  APOIO A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE NASCENTES DO URUCUIA GRANDE SERTÃO - ADRS

Apoio financeiro:

Objetivo específicos: 

1 - Mapeamento dos principais afluentes do Rio Urucuia, nascentes subordinadas, tipo de vegetação predominante;

2 - Capacitação das comunidades sobre Recuperação de Nascentes e Preservação Ambiental do Cerrado;

3 - Palestras em escolas estaduais e municipais; 

4 - Produção de mudas nativas do cerrado;

5 - Assistência técnica com as famílias voltadas para as experiências ambientais. 

 

Ano : 2010

Período: 18 meses

Resultados:

Cercamento de 151 nascentes e implantados 44 viveiros de mudas, todas tiveram a participação dos proprietários e envolvimento das comunidades locais e beneficiários, onde os mesmos são responsáveis pelo seu monitoramento e cuidado com a manutenção da cerca.

 

Nos viveiros foram plantadas em torno de 50.000 mudas, dentre as seguintes espécies: umbu, buriti, ingá, goiaba, aroeira, tingui, acerola, baru, maracujá, pinha, ipê, caju, tamarindo, guariroba, mangaba entre várias outras. Essas mudas ficaram sob guarda do grupo de interesse que conduzia os viveiros, então foram doadas e plantadas em suas propriedades, nas nascentes e beiras de rio. 


Projeto: FORTALECIMENTO DA CADEIA APÍCOLA DO URUCUIA GRANDE SERTÃO 

Apoio financeiro

Objetivos:

Foco na propriedade de diversificação da agricultura familiar e extrativismo para produção de mel no cerrado, reservas e matas ciliares da região, por meio de insumos, capacitações, comercialização e beneficiamento da produção,  comercio justo e orgânicos com publico de 150 apicultores entre cooperados e não cooperados nos municípios Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Pintópolis, Riachinho, Urucuia, Uruana de Minas.

Objetivos específicos:

1 - Assessorias na área de apoio aos agricultores familiares;

2 - Consultoria para certificação do Entreposto de Mel (agroindústria) junto ao SIF,

3 - Mapeamento das propriedades para instalação dos apiários;

4 - Implantação de controles de produção e orientação sobre manejo apícola;

5 - Assistência técnica e extensão.

Ano: 2010

Período: 18 meses


Projeto: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E APOIO A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA AGRICULTORES DA REGIÃO DO VALE DO RIO URUCUIA - ADRS  

Apoio financeiro:

Objetivo específicos :

1 - Assistência técnica  para os 200 cooperados e não cooperados dos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Pintópolis, Riachinho, Urucuia, Uruana de Minas. 

2 - Orientação sobre produção, manejo, coleta de produtos agroextrativistas, beneficiamento, boas práticas, transição das práticas convencionais para práticas agroecológicas, certificação da produção em orgânicos e para o comércio justo.

Ano: 2009

Período: 18 meses


Projeto: MOVIMENTO SACODE

Apoio financeiro:

Objetivos:

Mobilizar as famílias, grupos e associações para organização institucional e criação da COPABASE e CENTRAL VEREDAS enquanto organismos jurídicos capazes de atuar em rede na região para produção, beneficiamento e comercialização da produção artesanal e de agricultura familiar, aquisição de equipamentos e assessoria técnica. 

 

Ano: 2009

Período

Metas:

 

Atendimento à aproximadamente 300 famílias nos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaucha, Pintópolis, Riachinho, Urucuia, Uruana de Minas.


Projeto:  AQUISIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA PARA FORTALECIMENTO DA COPABASE

Apoio financeiro:

Objetivo:

Fomenta a agricultura familiar e agroextrativista por meio da aquisição destes produtos enquanto matéria prima para funcionamento das agroindústrias da cooperativa, beneficiando 200 famílias nos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Pintópolis, Riachinho, Urucuia e Uruana de Minas.

Ano: 2009

Período