Roda de Conversa na Copabase fortalece parceria com a Binatural pelo Futuro do Cerrado e da Bioeconomia
- Contato Sow
- 17 de out.
- 2 min de leitura

Em um encontro de propósitos e saberes, a cooperativa Copabase recebeu recentemente Camila e Elaine, representantes da Binatural, para uma enriquecedora roda de conversa. O diálogo focou em temas cruciais como o Cerrado, produtos sustentáveis e o fortalecimento da agricultura familiar, marcando um momento significativo para a valorização da sociobiodiversidade e da economia circular na região.
Nessa parceria estratégica, a Copabase se posiciona muito além de uma simples fornecedora de insumos. É um elo que contribui ativamente para que a Binatural possa obter o importante selo de Biodiesel Social junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Esta colaboração estratégica entre Copabase e Binatural é um exemplo concreto da execução de uma política pública existente há anos e que, recentemente, tem ganhado ainda mais força: o incentivo aos biocombustíveis.
A Binatural, empresa que tem sido destaque – inclusive reconhecida pela Financial Times como uma das 500 que mais contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Brasil – está em franca expansão e com um esforço notável na redefinição do futuro do biocombustível sustentável. Seu mais recente movimento de inovação, e que pautou parte desta conversa na Copabase, é a incorporação da casca da castanha de baru como insumo para as caldeiras de sua usina de biodiesel.
Durante a roda de conversa, Camila e Elaine compartilharam insights sobre como a Binatural tem transformado um resíduo agroflorestal – a casca do baru, que antes era descartada – em uma alternativa energética eficiente e sustentável. Este ineditismo no setor de biodiesel, que utiliza a casca do baru com um poder calorífico superior ao da lenha, foi um dos pontos altos da discussão, ilustrando como o reaproveitamento gera valor e apoia as comunidades extrativistas, alinhando-se perfeitamente com os objetivos do selo de Biodiesel Social.
A gestora executiva da Copabase, Dionete Figueiredo, ressaltou a importância desses encontros. "Receber a equipe da Binatural para esta roda de conversa é fundamental. É um momento de troca de saberes sobre sustentabilidade, inovação e o fortalecimento da sociobiodiversidade do Cerrado. Cada diálogo nos aproxima mais do futuro que queremos construir: cooperativo, consciente e conectado com a natureza, em total sinergia com as políticas públicas que valorizam a agricultura familiar", afirmou Dionete, destacando a profunda conexão entre as organizações e os objetivos maiores.
A discussão aprofundou-se em como o baru, um fruto símbolo do Cerrado e inspiração para obras como "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa, ganha ainda mais relevância. Sua casca, antes um passivo ambiental, agora se torna um ativo econômico, fomentando uma economia circular que beneficia agricultores familiares e incentiva a manutenção da floresta em pé.
A roda de conversa reforçou o compromisso mútuo em impulsionar projetos de colheita sustentável, reflorestamento e conservação de áreas degradadas, ao mesmo tempo em que se agrega valor aos produtos locais. Este encontro na Copabase é um exemplo de como parcerias estratégicas e o diálogo aberto são essenciais para construir um futuro mais sustentável e próspero para o Cerrado e suas comunidades.
Mais do que uma reunião, o evento foi um "encontro de propósitos", solidificando a visão de que a inovação e a sustentabilidade caminham juntas, especialmente quando impulsionadas pelo conhecimento e pelo trabalho coletivo em prol de políticas públicas eficazes.









Comentários