Usina de Negócios Arinos leva qualificação e renda aos cooperados Copabase
- Contato Sow
- 22 de ago.
- 2 min de leitura

A Copabase anuncia o sucesso da primeira fase do projeto Usina de Negócios: Grupos Produtivos – Arinos. Essa importante iniciativa, realizada pela CTG Brasil e executada pelo Instituto Meio, uniu a Copabase, o Assentamento P.A. Paulo Freire, as Associações da Agricultura Familiar de Arinos - CAAF e a Associação de Feirantes de Arinos. Juntos, demos um passo fundamental para fortalecer a geração de renda, qualificar o manejo de cultivos e impulsionar o cooperativismo na região, construindo um futuro mais próspero e colaborativo para a agricultura familiar e o extrativismo local.
Cada oficina foi meticulosamente estruturada em três etapas cruciais: a Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) de cada grupo, a priorização dos principais desafios a serem enfrentados, e o desenvolvimento de possíveis soluções para cada tema priorizado, incluindo a definição de investimentos necessários. A metodologia participativa garantiu que os planos de negócios elaborados fossem construídos de forma colaborativa, refletindo as reais necessidades e potencialidades de cada comunidade, sempre com um enfoque estratégico na geração de renda.
Este é o segundo projeto Usina de Negócios da Agricultura Familiar que o Instituto Meio realiza em parceria com a CTG Brasil, sendo o primeiro implementado em Santa Catarina. A experiência tem reforçado a crença de que é crucial ouvir atentamente os desafios e potencialidades de cada região. O Brasil, um país de dimensões continentais e biomas distintos, exige uma abordagem personalizada, e a metodologia do projeto valoriza essas especificidades locais, promovendo a construção de planos de ação pelos próprios beneficiários.
O projeto Usina de Negócios Arinos exemplifica o compromisso da CTG Brasil e do Instituto Meio com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil. Para a CTG Brasil, que inaugurou em dezembro de 2024 o Complexo Fotovoltaico Arinos – seu primeiro projeto de geração de energia solar em larga escala na região, com 412 MWp de capacidade –, a iniciativa se insere em seu programa mais amplo "Usina de Negócios". Este programa busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas comunidades onde a empresa atua, focando em negócios locais, turismo e ações de apoio social, ambiental, cultural e de empreendedorismo.
Os resultados da primeira fase em Arinos são um testemunho do potencial colaborativo e da capacidade de adaptação e inovação da agricultura familiar. A Copabase, com seus cooperados, reafirma seu papel como catalisadora de desenvolvimento, gerando impacto positivo e sustentável no Grande Sertão Veredas. Seguimos avançando, com a certeza de que juntos, estamos construindo um futuro mais próspero para nossa gente e para o nosso Cerrado.





































Comentários