Copabase e Conab apresentam Programa PGPMBIO para fortalecer extrativistas e agricultores familiares em Arinos
- Contato Sow
- 14 de jul.
- 2 min de leitura

Em um importante passo para o fortalecimento da agricultura familiar e do extrativismo no noroeste de Minas Gerais, a Copabase participou do encontro de apresentação do Programa de Garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade (PGPMBIO). O evento, ministrado por representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Franciney e Samuel, visa capacitar extrativistas e agricultores familiares a acessarem mais essa política pública fundamental.
A iniciativa é uma oportunidade para que os produtores e extrativistas da região conheçam e compreendam os mecanismos do PGPMBIO, um programa que busca assegurar preços justos para produtos da sociobiodiversidade, garantindo renda e incentivando a conservação dos biomas. Para ter acesso aos benefícios, os interessados devem ser portadores da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O encontro, realizado na sede Adesa (Agência Desenvolvimento Econômico Social de Arinos – MG), sublinha o compromisso da cooperativa em apoiar seus cooperados, fornecendo-lhes as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar as dificuldades e assegurar sua sustentabilidade econômica. A equipe da Copabase, representada por Cristina, Anny Caroliny, Maria e Gabriela Soares, atuou na organização e suporte ao evento, reforçando a mensagem de que seus cooperados não estão sozinhos.
A relevância do programa e do encontro foi amplificada pela presença de diversas autoridades e representantes de entidades parceiras, demonstrando o engajamento multissetorial em prol do desenvolvimento rural. Marcaram presença:
Diego Alexandre, Secretário de Agricultura do município;
Chico, da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Arinos (Adesa);
Wandi, do Sindicato dos Produtores Rurais;
Taquin, da Central das Associações;
Lúcia, presidente da Central Veredas;
O presidente da Associação dos Feirantes;
Cleia, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
A participação conjunta de Conab, órgãos governamentais e entidades locais reforça a rede de apoio que está sendo tecida em torno dos extrativistas e agricultores familiares. O PGPMBIO surge como mais uma ferramenta essencial para a valorização dos produtos do Cerrado, a proteção da biodiversidade e a garantia de melhores condições de vida para as comunidades rurais da região de Arinos.

































Comentários