top of page

Copabase e Fundação Banco do Brasil celebram conquistas na sociobiodiversidade do Cerrado

  • Foto do escritor: Contato Sow
    Contato Sow
  • 9 de jan.
  • 3 min de leitura

A Cooperativa Regional de Base na Agricultura Familiar e Extrativismo (Copabase) e a Fundação Banco do Brasil celebram, com imensa gratidão e entusiasmo, a conclusão bem-sucedida do projeto "21.707 - Tecnologias Sociais para Fortalecimento da Sociobiodiversidade". Esta parceria estratégica não apenas atingiu, mas superou as expectativas, promovendo a inclusão socioprodutiva e a melhoria significativa da qualidade de vida de comunidades rurais na região do Urucuia Grande Sertão.

 

"Nosso objetivo com este projeto foi claro: impulsionar a inclusão socioprodutiva e, assim, elevar a qualidade de vida das nossas comunidades rurais", afirma Dionete Figueiredo, gestora da Copabase. "Buscamos fortalecer a rica sociobiodiversidade do nosso bioma e consolidar as cadeias produtivas, tudo isso através da inteligência e do impacto das Tecnologias Sociais."

 

A iniciativa teve como objetivo geral promover a inclusão socioprodutiva e melhoria de qualidade de vida de comunidades rurais, contribuindo para o fortalecimento da sociobiodiversidade e das cadeias produtivas com a implantação de Tecnologias Sociais.

 

Os objetivos específicos incluíram o fortalecimento da sociobiodiversidade e dos agricultores por meio de assistência técnica e mobilização via Tecnologia Social, Ater/Adrs

 

Para Promoção da Agroecologia e Geração de Renda, implantação de SAF´s (Sistemas Agroflorestais Familiares) e a TS Aliança Social, além da reaplicação da TS Aliança Social, disseminando a agroecologia e o cooperativismo, fortalecendo cadeias produtivas e Empreendimentos de Economia Solidária (EES).

 

Metas superadas e resultados que transformam

 

E a alegria em ver os resultados é imensa! A Copabase anuncia que as metas estabelecidas foram não apenas cumpridas, mas significativamente superadas:

  • Superando a meta inicial de 120, a assistência técnica beneficiou 163 agricultores familiares – incluindo quilombolas, assentados da reforma agrária e extrativistas – que receberam apoio vital por meio da TS ATER/ADRS e TS SAF.

  • Foram implantadas 15 Unidades de Referência (UR) de Sistemas Agroflorestais Familiares (SAFs), impactando positivamente a vida de 45 agricultores e promovendo a sustentabilidade em suas propriedades.

  • A aplicação da Tecnologia Social 'Aliança Social' foi fundamental. Mobilizamos 148 pessoas em comunidades de povos tradicionais (extrativistas e quilombolas), disseminando a agroecologia, o cooperativismo e pavimentando o caminho para o aumento do quadro de sócios nas cooperativas da região.

 

O engajamento das comunidades foi um dos pontos altos do projeto. O levantamento de participação revela números impressionantes: um total de 2.929 participantes, sendo 1.520 mulheres, 717 homens e 703 jovens diretamente envolvidos, demonstrando a ampla adesão e o impacto geracional da iniciativa.

 

"Esses números representam muito mais do que apenas estatísticas; eles são a tradução de vidas transformadas, de um Cerrado mais forte e de economias locais mais justas e resilientes", destaca Dionete. "Eles refletem a prova concreta de que, juntos, a força do coletivo pode superar qualquer desafio e construir um desenvolvimento verdadeiramente sustentável."

 

Os resultados concretos do projeto incluem agricultores e extrativistas assistidos com ATER/ADRS, UR implantadas – SAF, pessoas e comunidades mobilizadas no território pela TS Aliança Social, novos cooperados participando em cooperativas da região, comunicação eficaz do projeto e das ações realizadas, e uma gestão e governança aprimoradas da cooperativa e do projeto.

 

"Nossa profunda gratidão à Fundação Banco do Brasil pela confiança, pelo apoio incondicional e por acreditar no nosso trabalho", conclui a gestora da Copabase. "E um agradecimento especial a cada agricultor, cada extrativista, cada membro da comunidade que abraçou este projeto e fez dele um sucesso. Que essa parceria continue a florescer e a transformar, divulgando o sabor do Baru e outras riquezas locais, conectando pessoas e construindo um futuro verdadeiramente cooperativo".

 
 
 

Comentários


  • Instagram bege-01
  • Facebook bege-01
  • LinkedIn bege-01
  • YouTube bege-01
  • WhatsApp bege-01
  • Ecommerce bege-01

© 2024 COPABASE  |  Todos os Direitos Reservados

bottom of page