Copabase festeja a inauguração do Ponto de Cultura Central Veredas e Cafeteria Café com Bordado em Arinos
- Contato Sow
- 22 de set.
- 2 min de leitura

A Copabase celebra a tão aguardada inauguração do Ponto de Cultura Central Veredas e da encantadora Cafeteria Café com Bordado, ocorrida em Arinos, no Noroeste de Minas Gerais. Este evento marcou não apenas a abertura de novos espaços, mas a concretização de um sonho coletivo que representa um marco para a valorização da cultura, dos saberes ancestrais e do artesanato do Urucuia Grande Sertão Veredas. A realização foi possível graças a uma poderosa aliança de apoio, que incluiu o Funbio (Copaíbas), a Copabase, a Eneel, a Prefeitura Municipal de Arinos, o Sebrae Minas e o IEB. Juntos, esses parceiros fortalecem a identidade local e constroem um futuro promissor para a comunidade.
A inauguração foi um dia de festa, com a presença vibrante das artesãs, da comunidade de Arinos, da imprensa e de todos os parceiros que acreditam no trabalho transformador da Central Veredas. A celebração foi embalada por música ao vivo com artistas da região, em um ambiente de alegria e reconhecimento pelo esforço conjunto.

O Ponto de Cultura Central Veredas e o Café com Bordado nascem como um convite à convivência e ao diálogo entre o contemporâneo e o ancestral. Um local onde visitantes e moradores poderão desfrutar de um bom café, quitutes regionais que remetem aos sabores da nossa terra, produtos bordados, tecelagem e peças em buriti, revelando a riqueza do artesanato local, e tudo isso em um ambiente acolhedor, cheio de afeto e histórias.
O artesanato do Urucuia Grande Sertão Veredas ganha agora uma estrutura renovada e estratégica para a projeção e valorização da sua Marca Coletiva e de seus produtos. Graças a uma ampla reforma, o espaço se torna também um atrativo turístico para a cidade.

Monique Figueiredo, Secretária Executiva da Central Veredas, expressou seu otimismo: “Além da loja de artesanato, temos uma cafeteria onde iremos comercializar um café com a nossa própria marca, e vender quitandas típicas da região. Acredito que teremos um incremento na geração de renda da associação.”
As peças de tecelagem, bordado e fibra de buriti, que retratam a fauna, a flora e o cotidiano do Cerrado, são fruto de criatividade e cultura local. Boa parte dessa produção já é comercializada em feiras nacionais, e agora terá um ponto de destaque em Arinos.
A Copabase se orgulha de fazer parte dessa iniciativa que não apenas impulsiona a economia local, mas também preserva e celebra a riqueza cultural e natural do Cerrado, nosso berço de águas e coração do Brasil.









Comentários