Copabase participa do XXIII Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas
- Contato Sow
- 22 de ago.
- 2 min de leitura

A Copabase marcou presença no XXIII Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, que aconteceu de 10 a 13 de julho, em Chapada Gaúcha (MG). O evento, que celebrou a riqueza cultural e a biodiversidade do nosso bioma, foi um privilégio e uma oportunidade ímpar para aprofundar o intercâmbio entre as comunidades da região e reforçar o compromisso da nossa cooperativa com a conservação do Cerrado.
Durante os dias de encontro, o espírito de cooperação e a força dos povos do Sertão Veredas se fizeram presentes em cada debate, apresentação e troca de experiências. A Copabase teve um papel central, marcando presença com um espaço de exposição e comercialização de seus produtos, junto à Central Veredas. Um dos grandes destaques foi a valorização dos belos artesanatos das mulheres do Urucuia Grande Sertão Veredas, peças que são verdadeiras expressões de saber ancestral e feitas com propósito, encantando a todos os visitantes.
Um dos momentos mais significativos para a Copabase foi a participação de nossa gestora, Dionete Figueiredo, como uma das vozes na mesa-redonda "Comunidades Tradicionais e a Geração de Renda com o Extrativismo Sustentável de Produtos do Cerrado". Foi um debate riquíssimo e essencial para pautar o futuro da produção sustentável na região. Dionete esteve ao lado de referências importantes no cenário socioambiental e produtivo, como Cesar Victor do Espírito Santo (Funatura), Luis Carraza (Central do Cerrado), Fábio Becker (Coopsertão Veredas), Valdomiro Buda (CooparuAçu), Wellerson Silva (Núcleo do Pequi), André Ramos (Conexsus) e Marcela Bertelli (Rosa e Sertão). A troca de conhecimentos e as perspectivas apresentadas enriqueceram o diálogo sobre o potencial do extrativismo sustentável como ferramenta de desenvolvimento e conservação.
Além dos importantes debates, o XXIII Encontro foi uma verdadeira festa cultural, com diversas apresentações artísticas, shows e uma celebração vibrante dos produtos e saberes do Cerrado. Foi um espaço para fortalecer laços, fazer novas conexões e, acima de tudo, sair ainda mais inspirados e com a convicção renovada na importância do extrativismo sustentável para a geração de renda e a valorização dos povos e produtos do nosso bioma.
A participação da Copabase nesse evento reafirma nosso compromisso com a visão cooperativista, a valorização da sociobiodiversidade do Cerrado e o apoio contínuo às comunidades tradicionais. Que venham os próximos encontros, e que possamos seguir construindo um futuro mais justo e sustentável para o Grande Sertão Veredas!

























Comentários